Conheça Simon Oliver Sinek, autor britânico-americano. Ele é o autor de cinco livros, incluindo Start With Why e The Infinite Game.
Simon Sinek é um empreendedor, autor, palestrante, pensador, consultor de liderança e otimista. Com um grande intelecto e uma visão ímpar sobre negócios e liderança, descobriu padrões na forma como grandes líderes e organizações pensam, agem e se comunicam. Em seu objetivo de ajudar outras pessoas e assim ajudar a construir um mundo melhor, Simon, dentre outras atividades, escreveu múltiplos best-sellers internacionais, tem um canal no YouTube e um podcast. Conhecido por suas palestras, apresentadas ao redor do mundo para organizações que abrangem de governos às maiores empresas globais, para líderes militares e empresariais do mais alto nível, é constante convidado para realizar discursos, tendo a segunda palestra no TED Talks mais vista da história e tendo seu nome como o quinto termo mais buscado no YouTube em 2017.
“People don’t buy what you do, they buy why you do it. ”
Simon Sinek
Essa palestra incrivelmente grandiosa de Simon foi sobre sua teoria denominada “Comece pelo porque – como grandes líderes inspiram ação”. Originada de uma dor pessoal dele, quando ele havia perdido sua paixão pelo que fazia, ela é baseada na biologia das decisões humanas.
De acordo com ele, pessoas e organizações inspiradoras pensam, agem e se comunicam da mesma forma, e que ela é oposta à de todas as outras. Simon codificou essa maneira no que chamou de “Círculo de Ouro”: Porque, Como, O que.
Todos sabem o que fazem. Alguns sabem como fazem. Pouquíssimos, porém, sabem porque fazem. E “porque” não significa “para lucrar”. Significa qual o seu propósito, no que você acredita, porque sua organização existe. A forma como pensamos tende a ser de fora para dentro, do mais claro para o mais nebuloso. Líderes que inspiram, porém, sempre pensam, agem e se comunicam de dentro para fora.
Lembre-se: “As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz”.
Geralmente dizemos o que fazemos, como somos diferentes ou melhores, e esperamos um determinado comportamento, como compras ou votos. Se começarmos falando PORQUE fazemos o que fazemos, depois falarmos como conseguimos isso, e somente depois qual o produto desse sonho e desse esforço, falamos para uma parte do cérebro que não compreende linguagem, mas que é responsável pela tomada de decisões.
O nível “O que” é associado ao neocortex, responsável pelo pensamento lógico e pela linguagem. As camadas de dentro, “Como” e “Porque”, se relacionam com o cérebro límbico, responsável pelo comportamento, pelas decisões, pelos sentimentos – como confiança e lealdade. E ele não entende linguagem. Assim, segundo Simon, “quando nos comunicamos de fora para dentro, as pessoas podem entender informações complicadas, como benefícios, números e características. Isso só não gera comportamento. Ao nos comunicarmos de dentro para fora, falamos diretamente para a parte do cérebro que controla comportamentos, e deixamos as pessoas raciocinarem em cima disso, com as coisas tangíveis que falamos e fazemos. É daí que decisões instintivas vêm. Quando dizemos que algo não parece certo, ainda que saibamos todos os fatos, é porque a parte do cérebro que controla decisões não controla linguagem.”
Tenha em mente que o que você faz é prova do que você acredita.
E você precisa saber no que acredita para que as pessoas saibam e, a partir disso, lhe retornem um comportamento, como serem leais.
Lembre-se: “As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz”.
“Há líderes e há os que lideram. Líderes têm posição de autoridade, mas os que lideram nos inspiram. Seguimo-los não porque somos obrigados, mas porque queremos. Seguimos os que lideram não por eles, mas por nós mesmos. E são aqueles que começam com “porque” que têm habilidade de inspirar os que estão ao seu redor ou de achar outros que os inspirem.”
Por Breno Tanure