O Instituto de Formação de Líderes de Belo Horizonte anuncia a abertura do 1º Processo Seletivo de 2022!
As inscrições para o Processo Seletivo 2022 deverão ser feitas do dia 4 até o dia 16 de abril, via e-mail e, posteriormente à inscrição, o IFL BH retornará com as informações sobre a fase seguinte.
Quem pode se candidatar: Executivos, empreendedores, profissionais liberais e empresários entre 22 a 40 anos com atuação no mercado e ambição de crescimento profissional e pessoal.
Para se inscrever, envie um e-mail para adm@iflbh.com.br com o título: “Tenho interesse em participar do Processo Seletivo“.
Em seguida, você receberá todas as informações necessárias sobre a próxima fase.
Ter um alto grau de iniciativa, ser proativo e estar sempre de prontidão. Essas caraterísticas, embora possam fazer parte da personalidade natural de um indivíduo – vez ou outra chamado de “líder nato” –, por si só não constituem uma liderança-modelo. Assim como um diamante bruto, que precisa ser lapidado para alcançar sua melhor versão, um jovem líder também requer aprimoramento, à base de muito estudo e preparação. É por isso e para isso que Instituto de Formação de Líderes (IFL-BH) atua na capital mineira e, duas vezes por ano, abre inscrições para selecionar seus novos associados. Pela primeira vez em 2022, as candidaturas poderão ser enviadas entre os dias 4 e 16 de abril.
Ao todo, 20 novas vagas serão disponibilizadas a completarem o grupo de aproximadamente 110 associados ativos. “Se você é um executivo com perfil empreendedor, tem entre 22 e 40 anos de idade, ambiciona crescer profissional e pessoalmente, o Instituto de Formação de Líderes (IFL-BH) tem uma excelente oportunidade”, avisa Laura Rabello, presidente do IFL-BH. Os requisitos para a candidatura a uma vaga no instituto constituem o primeiro passo na formação de um grande líder: “Primeiramente, deve haver muita vontade. Aqueles que cumprem os requisitos para as vagas e desejam evoluir suas habilidades de liderança podem nos enviar um e-mail para o endereço adm@iflbh.om.br declarando seu interesse. A partir daí, receberá um link de um formulário com informações profissionais para que o IFL entenda quem é esse candidato”, explica.
De acordo com a presidente, os processos seguintes ao primeiro passo explicado compreendem resenhas de livros, participações em eventos presenciais e entrevistas em grupo. “Ao fim da seleção, conseguimos filtrar jovens lideranças que estão dispostas a se dedicar, aprender e construir bases técnica e teórica imprescindíveis para o sucesso”, garante. Segundo Laura Rabello, o início de um novo ciclo de formação ratifica a missão do instituto em formar novas lideranças que realmente possam causar um impacto positivo na sociedade.
Ciclo de Formação
Divididos em cinco níveis (Qualifier, Associado I, Associado II, Fellow e Honorário), os associados do IFL passam pelo menos 42 meses até completarem o ciclo de formação. São resenhas e artigos sobre livros e filmes, participação em eventos, debates, palestras, júri simulado e outras tantas atividades propostas pelo instituto, que garantem um ambiente diverso, ocupado por representantes dos mais variados segmentos da capital. Esse ecossistema eleva o nível de desenvolvimento particular, mas também fortalece as bases empresariais locais. “Uma vez que o IFL proporciona um ciclo de formação de nível elevado para seus associados, ele permite que as grandes lideranças possam retribuir a sociedade tudo aquilo que lhe foi ensinado”, declara Laura.
Sobre o IFL-BH
O Instituto de Formação de Líderes (IFL-BH) atua na capital mineira há 15 anos incentivando e promovendo seus associados por meio de metodologias que buscam capacitá-los e prepará-los para desempenharem seus papéis enquanto agentes de mudança.
Instituído pelo empresário mineiro Salim Mattar – que trouxe para Belo Horizonte, em 2007, o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) –, o IFL deu continuidade ao seu precursor em 2011, fundindo valores e conceitos comuns entre os institutos, voltados para a liberdade individual, respeito à propriedade privada, livre mercado, estado de direito, dentre outros. A partir de então, o IFL cresceu e alcançou grandes nomes do empresariado mineiro, como Ronney Antunes (Centerlab), Evandro Negrão de Lima (Sancruza e MyMall), Silvia Araújo (Drogaria Araújo), Tatiana Mattar (Localiza), Daniel Katz (Katz Construtora), Rafael Ohana (klus), dentre tantos outros, se consolidando como referência na formação de jovens lideranças conscientes de seu papel político.
Embora seja uma entidade civil sem fins lucrativos ou quaisquer compromissos político-partidários, o instituto transmite aos seus associados a importância e necessidade da construção de um país mais livre e próspero, com base nos valores liberais. Amparado em um ciclo de formação composto por leituras complementares, dissertações, apresentações, debates, júris simulados, além de participação em fóruns e seminários, o Instituo de Formação de Líderes oferece atividades contínuas capazes de proporcionarem um nível de evolução muito além do campo teórico.
Apesar de não ser um instituto focado em networking para negócios, o encontro dessas lideranças emerge naturalmente como uma grande roda de oportunidades por meio da criação de ambientes que reúnem pessoas de diversos segmentos, gerando uma grande exposição dentro do mercado. Seja por meio dos eventos semanais programados, encontros sazonais como os seminários, ou um grande evento aberto ao público geral – como o Fórum da Liberdade e Democracia –, o instituto está sempre buscando agregar conhecimento, cultura e valor em suas ações, sejam elas voltada apenas aos associados, ou abertas à sociedade.